Pouco se fala disso, mas se existe um lugar em Goiás onde brilha (literalmente), esse lugar é Cristalina. A 270 km de Goiânia, essa cidade carrega um título impressionante: abriga a maior reserva de cristais do mundo e é considerada a Capital Mundial do Cristal. 

Acredite ou não, mas sua jazida se estende por mais de 40 km, atingindo profundidades de até 100 metros e somando mais de 800 mil toneladas de cristal. Uma grandiosidade que pode, inclusive, ser vista do espaço sideral!

A história de Cristalina começou a ganhar destaque em 1920, quando os primeiros garimpeiros chegaram à região em busca dessas riquezas naturais. Mas foi somente após a Segunda Guerra Mundial que o potencial do cristal foi realmente explorado. 

O mineral, essencial na fabricação de eletrônicos, satélites e instrumentos hospitalares, fez com que a cidade se tornasse um dos maiores polos de extração de silício do planeta.

Hoje, o Brasil responde por cerca de 15% da produção global de silício, e boa parte disso vem de Cristalina, que se consolidou como um dos principais fornecedores desse recurso para o mundo. 

Porém, em uma iniciativa para preservar o meio ambiente e incentivar o turismo, a exploração mineral tem sido reduzida gradualmente.

CRISTALINA-LAGO
Lagoa dos Cristais. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Muito além dos cristais: turismo, misticismo e natureza

Cristalina não brilha apenas pelos seus minerais. A cidade é um verdadeiro paraíso para os amantes do ecoturismo, ciência e da espiritualidade. 

Sua altitude elevada, – o que, aliás, dá mais um título à cidade mais alta do estado -, e o céu incrivelmente limpo a tornam um dos melhores pontos do Brasil para a observação de fenômenos astronômicos. 

Além disso, muitos acreditam que o solo da cidade possui um magnetismo especial, sendo um ponto de equilíbrio energético do planeta, o que atrai místicos de todo o mundo.

A cidade também abriga um dos maiores mercados de artesanato mineral, gemas e joias do Brasil. 

Lá, é possível encontrar desde cristais a ouro, prata, ametistas, águas-marinhas, topázios e esmeraldas, além de peças artesanais em macramê e lapidações sofisticadas.

Mas as riquezas de Cristalina não estão apenas no subsolo. O município é líder nacional em área irrigada, com cerca de 80 mil hectares de produção agrícola, permitindo até três safras por ano. 

A região se destaca na produção de soja, milho, café, alho, cebola, tomate e diversas frutas, consolidando-se como um dos pólos agropecuários mais importantes do Brasil.

E aí, bora conhecer Cristalina?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui