Você sabia que, no interior de Goiás, existe um lugar capaz de te transportar para o espaço sideral? E não, não estamos falando de um planetário ou de uma feira de ciências…
Se há um lugar na Terra que parece cenário de outro planeta, esse lugar é o Vale da Lua, uma das atrações mais impressionantes da Chapada dos Veadeiros.
Bem, mas por que, afinal, esse lugar é desse jeito?
Acredite se quiser, mas o que vemos hoje no Vale da Lua começou a se formar há aproximadamente 1,8 bilhão de anos! As rochas que compõem o vale são de quartzo e arenito, materiais resistentes que, ao longo dos séculos, foram moldados por um artista implacável: a força da natureza.
Esse pedaço da “Lua” cravado no coração do Cerrado é cortado pelo Rio São Miguel, o grande responsável por esculpir suas curvas e crateras ao longo de milênios. A ação da água corrente, combinada com o atrito de sedimentos e a força das chuvas, foi lapidando as rochas até criar os túneis, depressões e formas onduladas que fazem o Vale da Lua parecer uma escultura natural futurista. Incrível, né?
E tem mais! O nome também não é por acaso. A coloração acinzentada das pedras e o visual repleto de crateras lembram muito a superfície lunar. Não é à toa que turistas que visitam a região se sentem caminhando em outro mundo, cercados por um cenário que mais parece um sonho geológico.
Além de sua beleza que parece tangencia a atmosfera terrestre, o Vale da Lua é um destino imperdível para quem visita a Chapada. O local oferece piscinas naturais de águas cristalinas e uma trilha lindíssima e tranquila até o ponto principal. No entanto, como a área está sujeita a fortes correntezas em períodos de chuva, é essencial visitar com segurança e seguir as orientações dos guias locais.
Agora que você já conhece o segredo por trás das formações do Vale da Lua, que tal ver esse espetáculo da natureza de perto?